Pêlos (pelos, com a nova regra ortográfica) são apêndices filiformes e coniformes da pele dos mamíferos, lhes promovendo proteção de temperaturas variadas, luz direta do sol, proteção mecânica, e biológica. Apesar de indesejados, os pelos nas áreas pubianas servem para nos proteger de alterações no pH da flora vaginal, e de bactérias e outras coisinhas. Se realmente nos protegem, por que não já nascemos com eles lá? - Boa pergunta. É pelo fato de que só pela adolescencia temos alguma alteração nas áreas íntimas, então de certo modo é como se as bactérias, fungos, germes, etc fossem ficar presos nos pelos, e então as partes íntimas não seriam atingidas. Em outras áreas serve para proteger dos agentes abióticos como temperatura, raios solares, vento. A extrutura do pelo é envolta por uma substância chamada de sebo, que serve para estabilizar a temperatura corporal. A cor dos pelos varia de acordo com a quantidade de melanina na pele, e a espessura do pelo depende da área em que ele se localiza e também depende de sua etnia. O pelo é mais espesso na etnia negra que na etnia amarela, e ainda mais fino na etnia branca.
Apesar da proteção proporcionada pelos pelos, o fato de estarem em uma área coberta aumenta a produção de sebo e de transpiração, causando mau-cheiro.
Nas sociedades modernas, as práticas mais comuns são, entre as mulheres, as canelas depiladas, em seguida são as sombrancelhas re-desenhadas, e a retirada do buço se necessário. Na América é comum a descoloração dos pelos das coxas e do ante-braço se forem muito grossos, e a retirada (de todos) dos pelos da axila. Na Europa nem tanto.
A depilação na virilha se tornou mais comum em via de que além de ser mais higiênico, é estimulante no ato sexual a pele lisinha e sensível.
Mas no fundo, todo esse sufoco contra os pelos tem fundamento puramente estético.
Parabéns, você agora tem pelos. Ou eu deveria dizer meus pêsames? hm. De início o melhor é você abrir o jogo para sua mãe, se ela ainda não sabe, e pedir uma lâmina descartável, e um creme para barbear ou para depilação, ambos servem para a mesma coisa, e se você não tiver, um creme hidratante para a pele, isso se a sua mãe não te bancar sessões de depilação em um salão de beleza né. Lâminas descartáveis, como dizem no nome, são descartáveis, tem vida útil de no máximo 4/5 utilizações, e apesar de ter gente que usa sempre, este é um dispositivo de emergência, tendo em vista que as lâminas prejudicam a sua pele ao longo do tempo. A pele, não o pelo. Mas isso será falado mais tarde.
Começe retirando os pelos da canela e os da axila, por ora. No início da puberdade somente estes são problemas. Se mais alguma área te encomodar, sugiro que procure uma especialista.
Ok, você não quer que a mata atlântica apareça entre as suas pernas, te entendo. Mas você é jovem e não tem
Para depilar as pernas é o mesmo esquema acima, mas a regra é retirar tudo, até o joelho. Se os pelos das coxas te encomodam, clareie eles. Para pelos super encomodativos no peito do pé, lâmina neles1. Nas canelas podem ser usados cremes depilatórios que não necessitam de lâmina afiada, cera fria e máquinas para depilar também.
Nas axilas também é a mesma coisa, e se a lâmina te causar alergia, apele para o creme depilatório. As axilas é obrigatório a depilação, em função do suor. Se você não soa, por causa dos pelos você vai suar, então acabe com eles antes que aconteça. Importante: nunca passe desodorante/anti-transpirante -NUNCA, HEIN- após depilar as axilas.
Para sua lâmina durar mais, após usar, seque-a bem com uma toalha, passe álcool e sacuda novamente. A água faz as lâminas se oxidarem mais rapidamente, diminuindo a vida útil da mesma mas desta forma, o álcool impulsiona a água para fora e em seguida evapora rapidamente.
Algum tempo após sua depilação, passe um creme hidratante nas áreas. Mas se você se machucar , passe algo como Merthiolate, mas se for mais profundo, algo como Rifocina.
Sempre que possível, antes da depilação, faça uma esfoliação na área desejada. Sua pele agradece.
O pelo tem uma forma de cone, com a ponta externa mais fina. Quando ele é retirado com a raíz (método com cera, ou pinça), um novo pelo nasce no lugar, e como é novo, tem mais dificuldade para sair pelo poro, encravando. Quando ele é cortado na metade (método da lâmina, ou creme depilatório) é retirada a sua ponta, a parte mais fina, e como o resto do pelo
Após a depilação não nade, não vá ao sol, não use roupas apertadas e nunca depile áreas onde haja cortes, ferimentos e/ou pelos encravados. Se você souber desencravar um pelo de modo correto, faça, do contrário não mecha porque pode piorar, e se estiver feio consulte um dermatologista.
Para depilar o buço, consulte uma especialista! Nunca faça sozinha.
Kisses :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
mores comentaram '-'